top of page

Casa de Sarmento

 

 

Toda a história que está por trás da Casa de Sarmento remonta  ao ano de 1980, com a criação de um  restaurante especializado na confecção de leitões  assados, no coração da Região Demarcada da Bairrada.
Em menos de doze anos, uma cadeia de restaurantes foi, então, implementada.
Com a subsequente aquisição de três propriedades, uma em Avis, outra em Castelo de Vide, ambas  localizadas no Alentejo e a terceira na Mealhada,  Bairrada, a Casa de Sarmento conseguiu, assim,  assumir-se como auto-suficiente na produção de  vinhos e espumantes de qualidade, assim como toda a produção agrícola e pecuária.
Até 2005, os vinhos da Casa de Sarmento apenas eram comercializados exclusivamente para a sua cadeia de restaurantes, contudo a partir dessa altura foram introduzidas 600 mil garrafas por ano no mercado exterior a esta empresa.Desde que embarcaram nesta aventura, os vinhos da Casa de Sarmento, para além de incrementarem os seus preços, ganharam vários prémios e medalhas em diversos concursos. 
São 8 medalhas de ouro, 14 de prata e 9 de bronze, que vêm destacar ainda mais a qualidade dos excelentes vinhos que Portugal tem vindo a produzir nestes últimos anos.
Parte das vinhas da Casa de Sarmento encontram-se localizadas na região das Beiras, no coração da Região Demarcada da Bairrada, numa extensão  de cerca de  80 hectares, o que faz da Casa deSarmento o quarto  maior produtor da região. 
Touriga Nacional, Baga, Jaen, Merlot e Cabernet Sauvignon foram as castas tintas escolhidas para serem implantadas nestes solos, de natureza argilo-calcária, constituindo a estrutura dos novos vinhos tintos das Beiras, mais propriamente da Bairrada. Dentro das castas brancas encontram-se a Bical, Maria Gomes e Chardonnay, que constituem a base de todos os vinhos brancos e espumantes da Casa de Sarmento.
Por seu turno, as vinhas do Alentejo encontram-se localizadas na Sub-Região de Portalegre, mais propriamente nos concelhos de Avis e Castelo de Vide. A Herdade da Defesa de Barros, que outrora já pertenceu à histórica Ordem de Avis, uma organização do Serviço Real, de natureza religiosa e militar, constitui a sede onde os vinhos alentejanos da Casa de Sarmento são produzidos. Aqui apenas são elaborados vinhos tintos, através das variedades Aragonês, Trincadeira Preta, Periquita, Alicante Bouschet e Touriga Nacional.

Produtos

bottom of page