top of page

 Alvarinho Poema

 

Uma vinícola familiar que produz uma edição limitada de um vinho branco exclusivo da casta Alvarinho - o POEMA - um vinho de boutique.

"Ano após ano, colheita após colheita dedicamos a criação de cada POEMA aos nossos antepassados "

Ivete e Sofia

Com uma casta autóctone - Alvarinho é criado artesanalmente em família uma edição limitada de Poemas, na Quinta do Louridal localizada no berço da casta Alvarinho em Portugal na região de Melgaço.

Os registros de produção de vinho nesta região remontam ao século XII cuja iniciativa partiu da igreja a par da contribuição decisiva da Coroa.

Melgaço localiza-se no ponto mais a Norte de Portugal e estende-se desde o Rio Minho até o Parque Natural da Peneda Gerês. É uma antiga vila medieval impregnada de um perfume de outras eras, plena de recordações históricas e lendárias onde o tempo e a vida deixaram vestígios que não mais se apagam, é o sítio onde "Portugal começa". Goza de um raro e inígualável patrimônio histórico e cultural com forte tradição vitvinícola.

A Quinta do Louridal considerada de "boutique winery" é constituída por uma pequena área de vinha de 2 hectares integrada numa área total de 3 hectares. Está localizada entre a Vila de Melgaço e o Rio Minho que é a fronteira com a vizinha Espanha no local mais a norte de Portugal.

Protegida pelas montanhas que a circundam a beleza da paisagem rica em fauna e flora únicas fazem deste sítio um lugar cheio de magia.

Atualmente é a 6ª geração da família que se encontra na Quinta. Desde sempre os seus antepassados trabalharam a terra com a Casta Alvarinho neste lugar.

Nos anos 50 e 60 o vinho produzido na Quinta do Louridal  era utilizado pelos sacerdotes para celebrações religiosas.

No ano 2000 a vinha foi reestruturada assim como a adega. No sentido de dar a conhecer o néctar produzido na Quinta do Louridal a terras mais longínquas em 2005 foi criada a marca POEMA.

 

Produtos

bottom of page